Nos dias de hoje quando falamos de planejamento para uma estratégia de marketing, não podemos deixar de fora elas: as redes sociais. É perceptível que as grandes marcas e e-commerces já investem de forma constante em conteúdos seus perfis no Instagram, YouTube e até mesmo o TikTok.
Os consumidores não se contentam apenas com as interações puramente comerciais, é necessário ter conexão, conteúdo e confiança entre o comprador e a empresa. Humanizar a marca cria um diferencial para que seu público não seja o que compra com você por apenas ter o melhor preço.
Além do papel de se conectar com o cliente, ter suas redes sociais ativas e humanizadas te dá a oportunidade de ver o que as pessoas comentam sobre a sua empresa, seus produtos e conteúdos. Assim, gerando um maior entendimento sobre quem é seu público alvo, sendo possível ajustar as estratégias de marketing e vendas.
Segundo o relatório da GWI no ano de 2022, no Brasil o tempo diário em redes sociais bateu 3h e 46min, portanto é um ‘lugar’ onde naturalmente já temos ‘muitos olhos’. Não é algo que ainda precisa ganhar tração. Dessa forma as redes fazem o papel de comunicação/recomendação boca a boca do mundo offline.
Para frisar a importância do papel das redes sociais no e-commerce, fizemos a lista abaixo:
- Fonte de tráfego para o e-commerce
Quando se tem uma rede social ativa e bem engajada, a probabilidade de também se ter um público qualificado é maior. Dessa forma, ao fazer postagens com CTA para o seu site, cria-se sessões e compras dentro dele, e o melhor de tudo isso: de forma orgânica!
- Gerar credibilidade para a marca
Seguidores, curtidas, comentários. Apesar de não serem as principais métricas para um e-commerce, são as métricas dos consumidores. Quanto maior e mais feedbacks positivos sua marca tiver, alta são as chances de um cliente em potencial comprar no seu site. Use as redes sociais ao seu favor!
- Público Engajado
Plataformas como o Meta Ads nos permitem usar públicos específicos das redes sociais, como o Instagram por exemplo. Ter uma boa rede social e engajada é essencial nesse processo, com uma boa base de seguidores e pessoas que interagem com seu perfil, é possível criar campanhas mais assertivas para pessoas que já conhecem sua loja.
- Facilidade na hora da compra
O Instagram permite a criação e configuração de uma loja para as contas comerciais, assim você pode divulgar seu produto com preço e descrição. Vantagens como essa facilitam o processo de compra do cliente, fazendo com que ele adquira seu produto sem sair da rede social.
- Oferecer Suporte
Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, dispõem de envio de mensagens dentro do aplicativo. Use isso ao seu favor para tirar dúvidas e quebrar objeções de seus clientes. Um bom atendimento sempre é reconhecido.
Preciso mesmo ter uma rede social engajada?
Após essa lista, e o conjunto de benefícios, a resposta é: SIM!
É imprescindível que um e-commerce (seja ele de pequeno ou grande porte) tenha suas redes sociais alimentadas e gerando conteúdo, como citamos na lista acima, só temos vantagens em todo esse processo. Com uma rede social bem desenvolvida, sua loja virtual se torna mais conhecida e confiável.
Lógico que criar conteúdo e talvez mesmo se tornar um ‘influencer’ da própria marca dá um trabalhão, mas o resultado é recompensador!
Por: Maurício Oliveira, Gerente de Contas Wolf.